segunda-feira, 21 de julho de 2025

Antes que...

 

Antes que você decida desistir da caminhada evolutiva que cabe a todos nós, pensa e reflete um minuto, quantos irmãos, em situações muito mais difíceis e complicadas, gostariam de estar ocupando o seu lugar.

Antes que esmoreça nos ideais que resolveu abraçar com muita dificuldade, depois de viver por longos séculos na ilusão, crendo que bastaria o reconhecimento do seu erro e o arrependimento para que Deus fizesse por você o que lhe cabe realizar. Buscando um sentido para sua existência, não se esqueça que uma vez estacionando na luta, a sua retomada se dará no exato local onde estacionou em circunstâncias desconhecidas.

Antes que você apele para recursos menos respeitáveis os quais julga poderem lhe oferecer o prazer nas efêmeras vitórias ou o esquecimento dos fracassos vividos, recorde-se que o espírito é divina criatura de caráter imortal e portador de inúmeras potencialidades latentes a serem desenvolvidas. Que as diversas existências são lições para nosso aprendizado, cabendo a nós, respeitá-las em sua integralidade, apossando-nos, pouco a pouco, da responsabilidade de viver.

Antes que você acredite que aquele familiar mais próximo, menos feliz nas atitudes, não tenha mais solução, reflita que você mesmo ainda não alcançou firmeza suficiente para que um dia também não possa cair. Cultivemos paciência, ainda que em doses homeopáticas, pois se Deus desistisse de nós, humanos, o mundo estaria perdido.

Antes que se convença que o Pai lhe abandonou na caminhada transformando seu destino em solitário caminho e que seu destino seja sorver a taça da amargura que lhe fere o coração, faceando rudes provas, não olvide os companheiros espirituais que lhe aguardam, carinhosamente, além do túmulo e que Deus a ninguém desampara.

Antes que você imagine que o trabalho na oficina do bem está reservado somente aos irmãos de avançada evolução e o desânimo constantemente, por esta razão, insiste em bater na sua porta, cabe ressaltar que o Mestre se valeu de homens de vida singela para lançar no solo dos corações humanos as sementes que transformarão o mundo.

Antes que acredite que o sombrio panorama da Terra, repleto de perturbações e obstáculos, que na verdade, caracterizam um planeta que clama por renovação e reajuste, conscientiza-te de que, ligados que estamos ao processo evolutivo do orbe que nos serve de casa, é natural sermos chamados a servir ao bem dentro dela, confiando que nada acontece à revelia da Providência Divina.  

 

          Espírita irmão, reflita nestas singelas frases e se elas lhe derem novo ânimo, auxiliando e esclarecendo-te acerca de nossas próprias responsabilidades e deveres frente a Vida que o Pai Amado nos concedeu, eleve suas mãos ao alto e agradeça.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Médium e Mediunidade   Questionados sobre que definição se pode dar dos Espíritos, na questão 76 de O Livro dos Espíritos, Kardec obte...